(61)3052-3369 | 3081-1973 | 3546-7300

contato@gastrovie.com.br

Rua 05 Norte, Lote 03, Sala 513

Ed. Albany Medical Center Águas Claras

}

Segunda - Sábado 08h - 18h

Fechado Domingos e Feriados

Phmetria

O que é o exame de phmetria?

A Phmetria esofágica é um exame que permite ao médico avaliar o refluxo (retorno) de material ácido contido no estômago para o interior do esôfago, monitorizando o paciente por um período aproximado de 24 horas através de uma sonda fina colocada em uma das narinas sendo esta conectada a um computador (gravador) portátil. Permite na avaliação diferenciar refluxo ácido fisiológico (normal) do patológico (alterado) e correlacionar se os eventos cotidianos como alimentação, sono, posturas (em pé, deitado) e sintomas relatados (azia, regurgitação, tosse, pigarro, dor torácica entre outros), podem estar relacionados ao refluxo ácido.

Qual o auxílio e objetivos da Phmetria?

A Phmetria esofágica pode detectar refluxo ácido patológico do estômago para o esôfago, mesmo quando ainda não há esofagite (inflamação do esôfago) evidente na endoscopia digestiva alta.

O objetivo mais comum é avaliar os sintomas típicos da doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), como azia e regurgitação, que não respondem ao tratamento com medicamentos. Nesta situação, pode haver uma suspeita se o paciente tem realmente a doença do refluxo gastroesofágico ou se medicamentos antiácidos são suficientes e eficazes para suprimir a produção de ácido. O teste também é usado frequentemente como parte de uma avaliação antes da cirurgia anti-refluxo ou mesmo após, para comprovar seu resultado.

A phmetria também é útil quando há outros sintomas que podem ser devidos ou não a DRGE (sintomas atípicos) tais como dor no peito, tosse, chiado, rouquidão, dor de garganta, pigarro, sendo importante para verificar se os sintomas podem ser devidos ou não à doença do refluxo gastroesofágico.

A doença do refluxo pode acometer qualquer idade?

Sim, pode acometer qualquer idade. Quando indicado, realiza-se a phmetria esofágica desde crianças a partir de 6meses de idade até pacientes idosos com mais de 80 anos.

É necessário internação no Hospital para realizar a Phmetria?

Apenas sugere-se a internação para a realização do exame sob leve sedação em crianças a partir de 6meses aos 5 anos de idade, mas a colocação da sonda de phmetria infantil é realizada no quarto junto aos pais. Para todos os demais, o exame é ambulatorial.

Como é feita a colocação da sonda de phmetria?

A colocação da sonda de phmetria é muito simples e tranquila, tanto para as crianças como para os adultos. É realizada sob anestesia local (gel pela narina) e um spray anestésico pela boca (em crianças maiores de 12 anos e adultos) de maneira bastante efetiva.

Quais são os médicos que habitualmente solicitam a Phmetria?

Além dos médicos gastroenterologistas e cirurgiões do aparelho digestivo, os médicos pediatrias, clínicos, pneumologistas e otorrinolaringologistas.

 

GASTROVIE – Gastroenterologia e Endoscopia
(61) 3052-3369 / 3081-1973